Publicações

Dezembro de 1981 - Os últimos dias de um Território Federal
9 de  janeiro de 2017 | Autor : 4 | Fonte : 4
Criado em 1943, em dezembro de 1981 o Território Federal dava seus últimos estertores na terra patrocinada por Rondon e que, no dia 22, na antevéspera de Natal, seria, numa conquista do povo que já estava antes e dos que vieram a partir de 1970, o 23º Estado brasileiro.


Foi uma “batalha” que não teve um só “comandante”. Foi uma vitória iniciada, para sermos mais próximos possíveis, quando Aluízio Ferreira, em 1962, como deputado federal, apresentou projeto criando o Estado; dois anos antes, até, quando Paulo Leal conseguiu arrancar de JK a rodovia por onde veio a força para complementar o que já conseguira a Madeira-Mamoré.





Foi, principalmente, a vitória de um governador hoje esquecido, Humberto Guedes, que criou a estrutura para gerar o Estado que, enfim, veio com Jorge Teixeira.



Mas foi também a luta de cada um, dos estudantes que chegavam de férias e se mobilizavam para gerar a consciência da importância do Estado, do capitão Sílvio Gonçalves de Faria na regularização fundiária, os discursos de Jerônimo Santana dizendo que há tempos Rondônia já não cabia na condição de Território, foi a greve dos advogados liderada pelo segundo presidente da OAB, Arquilau de Paula.
E para lembrar o que foram aqueles dias finais do Território e os primeiros dias do Estado, o AM republica matérias que trataram do assunto.











Lúcio Albuquerque
Jornalista, Escritor e Membro da Acler
 

ACLER - Academia de Letras de Rondônia
Seja bem vindo ao nosso site
Desenvolvimento: Portalrondonia.com