Publicações

12 de Outubro
19 de  outubro de 2015 | Autor : 3 | Fonte : 3
Dia que mudou o mundo ocidental, dedicado como o “Dia da Raça” e o “Dia da Criança” e festejado com solenidades na Espanha e nos estados hispânicos do México ao Norte, da América Central e da América do Sul, rememorando o feio de Cristóvão Colombo.

Os episódios:

Às duas horas da manhã do dia 12 de outubro de 1492, a luz tênue do luar, o marinheiro Rodrigues de Triana avistou da gave do alto mastro da nau “Pinta” o formato alongado de umas das ilhas caribenhas americanas, surpreso e eufórico brada com todas as forças:

- Terra, terra.

O seu brado fez estremecerem as pontes das caravelas com as manifestações de alegria de seus tripulantes e o estrondo do tiro de canhão repercutindo sobre as águas litorâneas, saudando o Novo Continente, tido como parte da Índia.

Estava salva do fracasso a expedição, no dia anterior (11), Colombo sob o ultimato dos capitães das três caravelas do imediato retorno à Europa, solicitou a concessão de dois dias ao fim dos quais retornaria.

Quando ao amanhecer do dia 12, o sol se ergueu sobre o mar revela ante aos olhos deslumbrados dos europeus um trecho de um exuberante paraíso. Todos rendem graças a Deus. Colombo acompanhado pelos capitães descem de seus navios, na praia o comandante em Chefe, ajoelha-se e beija a areia, desdobram a bandeira do reino de Castela. Os nativos acompanhavam de certa distância, os movimentos daqueles seres de vestes reluzentes refletindo os raios solares os considerando enviados dos deuses.

Colombo em nome dos reis da Espanha tomou posse da ilha na qual desembarcou, consagrando-a a Deus, nominando-a São Salvador.

Gomara cronista da conquista escrevia a Carlos V da Espanha, “Depois da criação do mundo, do nascimento e da morte do Criador, a descoberta das Índias Ocidentais foi sem qualquer dúvida o maior acontecimento”.

Afirmativa realmente procedente, na história não houve data mais importante que essa de 12 de outubro de 1492, quando o Ocidente se engrandeceu com um continente, o Americano. E o da Espanha o início do seu magnifico apogeu econômico, político, militar e expansionista, acumulando um rico tesouro jamais visto.

Ao contrário, essa data é aziaga para os povos nativos americanos marco do início de suas desditas, declínio e desaparecimento de seus impérios, tais como:

O Inca ocupando vasto espaço territorial compreendido entre a linha do Equador ao Norte e o Trópico de Capricórnio ao Sul, do Oceano Pacífico ao oeste, a floresta Amazônica ao Leste, a planície do Chaco ao Sudeste. Abrangendo os altiplanos e as montanhas das Cordilheiras dos Andes. Conquistado e aniquilado por Pizarro a partir de 1532;

O Maia situava-se na península de Iucatã e no espaço dos atuais países da América Central Continental, invadido por Fernão Cortez a partir de 1519;

O Asteca  situado no espaço ocupado pelo México atual na América do Norte, teve a mesma desdita dos dois supramencionados, Fernão Cortez, o conquistou a partir de 1519.

As demais nações dos povos americanos situadas no espaço continental compreendido entre o circulo polar ártico e o antártico, entre os oceanos Pacífico e Atlântico, foram destruídas e seus habitantes escravizados, obrigados a serem súditos ou cidadãos, devotos de Deus entidade lhe desconhecida, aceita após a devida lavagem cerebral. Só lhes restando deplorar haver, Colombo, ter conseguido com suas caravelas chegar a América.

 

Abnael Machado de Lima 

Abnael Machado
Membro do Instituto Geográfico de Rondônia
 

ACLER - Academia de Letras de Rondônia
Seja bem vindo ao nosso site
Desenvolvimento: Portalrondonia.com