Notícias

ACLER de luto pela morte de ex-presidente
25 de  abril de 2018 | Autor : ACLER | Fonte : ACLER


 

A Academia de Letras de Rondônia – ACLER perdeu na semana passada um de seus membros, o acadêmico Antonio Serafim da Silva, que ingressara na entidade em 2008, ocupando a cadeira de número 28, cujo patrono é o escritor Raymundo de Moraes. Antonio Serafim presidiu a ACLER no segundo semestre de 2015, tendo participado de várias comissões internas.

Dentre suas participações estão o Regimento Interno da Academia e como membro da  comissão que elaborou o atual Estatuto da Academia, em 2011, além de também ter sido um dos responsáveis pela análise de nomes propostos para serem aceitos como novos acadêmicos..

Em 2014 o acadêmico Antonio Serafim da Silva foi eleito vice-presidente da ACLER, e em razão da renúncia do presidente William Martins, assumiu a direção da entidade até quando da eleição da nova diretoria para o biênio 2016/18.

Poeta, contista, sua obra principal foi “Malaeiros”, narrando, com a experiência de quem viveu os fatos e os dramas, o trabalho heróico dos borrifadores que percorreram todos os rincões do então Território Federal e, depois, do Estado.

Antonio Serafim era casado, funcionário federal aposentado e há três anos vinha sofrendo de uma doença supostamente gerada pela absorção do veneno DDT na época em que foi um dos “guardas da malária” – o que teria também causado danos, inclusive mortais, em outros seus ex-companheiros.

No último período em que o governador Daniel Pereira foi presidente do Sindsef, Antonio Serafim da Silva era da diretoria e várias vezes assumiu a interinidade, como presidente da entidade classista.

ACLER - Academia de Letras de Rondônia
Seja bem vindo ao nosso site